Publicidade

Missas na igrejinha da rua do Ouvidor terão música todas as quartas-feiras

diariodorio.com
Missas na igrejinha da rua do Ouvidor terão música todas as quartas-feiras

A igrejinha de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, depois de reaberta em 2023, se tornou parte da programação cultural, turística e religiosa do Rio, recebendo, segundo dados da Irmandade dos Mercadores, mais de 2000 turistas por semana na capela erguida entre 1743 e 1756, bem na esquina da ruazinha do Arco do Telles com a rua do Ouvidor. Suas Missas Solenes de sábado e domingo, sempre com Coral e Orquestra, têm estado lotadas até mesmo no período do carnaval, quando as pessoas que não participam de folia acabam evitando a região.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
De olho nos apaixonados pela música sacra de qualidade, a igreja resolveu investir e começar a promover também durante a semana uma celebração mais solene e com acompanhamento musical. Para isso, contratou o músico, maestro e tenor Thiago Debossan, que, a partir de amanhã (12/2) vai atuar na capela dos mercadores, mantida pelos comerciantes do Centro do Rio, todas as quartas-feiras, exceto feriados.


"A partir desta quarta, vamos adicionar um pouco mais de piedade às nossas celebrações eucarísticas. Thiago é um músico de primeira, e, como nós, um apaixonado por esta igrejinha, que é uma verdadeira caixa de jóias. Queremos atender aos fiéis do Centro do Rio com celebrações sempre mais tradicionais e liturgia bem cuidada, para quem é apaixonado pela região e pela herança católica do Centro do Rio", explica o provedor da igreja, o empresário do ramo imobiliário Cláudio André de Castro. Castro explica que houve certa descrença quando da reabertura da igreja sobre a capacidade de trazer público para o templo aos sábados e domingos: "mas isso é um desafio mínimo para a Senhora da Lapa. Praticamente todos os finais de semana estamos lotados. As pessoas amam ver as peças litúrgicas dos séculos 18 e 19, assistir uma Missa cantada, e ver as tradições católicas em ação", diz.


Sempre na mídia, a igreja da Travessa do Comércio com Ouvidor ficou muito célebre recentemente pela recuperação de peças sacras desaparecidas, apreendidas após denúncia do provedor em antiquários em Copacabana, Campinas e São Paulo. As obras de arte são utilizadas nas missas de final de semana.


Quem é Thiago Debossan


Thiago Debossan iniciou seus estudos musicais aos quatro anos de idade com a pianista Branca Di Saavedra, que posteriormente também o iniciou em violino e acordeon; logo depois começou seus estudos em órgãos de tubos, e teve como mestres nomes como o padre Marcelo Martiniano, Consuelo Tenuto e Nicolas Bucher.


'Debossan', como é conhecido por seus amigos, fez parte, como violinista, da OSB Jovem (Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem) durante muitos anos. Lá, teve a oportunidade de trabalhar com excelentes músicos e grandes maestros como Roberto Minczuc, Bernardo Bessler - que foi seu formador em violino moderno, e o maestro Marcos Arakaki. 


Aceito no curso de primavera do Real Conservatório de Estocolmo (Suécia-Upsala), recebeu orientações de Canto Lírico com a mezzo soprano Malena Ernman, e no Brasil teve como formadora de técnica, interpretação e Cênica a grande Soprano vencedora do Emmy, na ópera da Filadélfia em cena com Luciano Pavarotti, Leila Guimarães. Sua Estréia como Tenor Solista deu-se no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em "Magnificat" de Vivaldi, sob a regência de Priscila Bonfim e Tobias Wolkmann.


Solista e Consorte junto à Orquestra Barroca da UNIRIO, merecem nota suas participações e atuações na Semana de Música Barroca em parceria com o CMBV (Centro de Música Barroca de Versailles, na França) onde tocou como instrumentista barroco (violino barroco, cravo e órgão positivo) e atuou em célebres óperas como 'Les Indes Galantes' de Jean-Philippe Rameau,  como o personagem 'La Haïne' na ópera 'Armide' de Lully e solou como organista ao lado de Laura Ronái e Mira Glodeanu o concerto Trio para Órgão, Traverso Barroco e Violino Barroco em Ré Minor de 'Michael Corrett' . Sua trajetória segue pelos melhores palcos do Rio.


Alguns outros destaques de sua agenda merecem nota: Estréia única no RJ como Tenor Solista no palco da Sala Cecília Meirelles junto ao CMBV+OBU no Papel-título da Ópera "Atys" de Jean Batiste Lully no qual recebeu inúmeras críticas positivas no Brasil e Exterior por sua atuação, e inclusive foi capa da primeira página do Jornal "La Croix" de Paris.


Participou como preparador da Orquestra Sinfônica de Arequipa (Peru) da Série de Concertos no Monastério de Santa Catalina De Arequipa, preparando a Orquestra em interpretação Barroca em Master Classes, e em Concerto atuou como organista e Tenor Solista junto à própria.  Hoje, segue sua carreira vivendo intensamente a musica clássica, Barroca, Religiosa e Brasileira. Nesta esfera, tocou junto a músicos de peso como Elba Ramalho, Lucas Amorim, Roberta de Recife e Geraldo Azevedo. Agora, todas as quartas-feiras poderá ser visto no acompanhamento religioso, como tenor e organista, nas Missas da Igrejinha dos Mercadores.


Serviço


Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos MercadoresRua do Ouvidor, 35 - Centro / Esquina com a Travessa do ComércioEntrada FrancaTodas as Quartas Feiras, às 12h15minWhatsapp (apenas texto): 21-98997-8330Estacionamentos próximos:Subsolo do Edifício Bolsa do Rio, na Praça XVTerminal Garagem Menezes Côrtes

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.