Maestro Marcos Paulo Mendes representa músicos do Rio e de Alagoinhas em Roma
O maestro titular do Coral Arquidiocesano do Rio de Janeiro, Marcos Paulo Mendes vai representar os músicos da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e da Diocese de Alagoinhas (BA), em Roma, cidade do cristianismo.
O maestro, que também é Mestre de Capela da Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha de França, Igreja de grande importância religiosa para a ArqRio e ligada à Basílica Papal de Santa Maria Maior, desenvolveu uma carreira marcada pelo zelo em relação à música litúrgica.
Marcos Paulo Mendes atua ainda como maestro da Igreja Santo Inácio de Loyola, em Botafogo; da Paróquia Santo Antônio, no Cachambi; e como organista na Igreja Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, Igrejinha localizada no coração do Centro histórico do Rio.
Em Roma, o maestro se encontrará com o Papa Francisco em uma Audiência Jubilar, momento de profunda espiritualidade, no qual poderá unir a música à fé, na celebração eucarística na Basílica de São Pedro, epicentro da Igreja Católica.
O encontro entre Francisco e Marcos Paulo Mendes enaltece e reforça a música sacra como voz da Igreja, em especial nas celebrações litúrgicas. Com o seu trabalho, o maestro representará os músicos que orienta, além dos corais e comunidades pelos quais é responsável.
A viagem, cuja importância espiritual e artística é imensurável, reforça a importância da música litúrgica brasileira no cenário internacional como um testemunho de devoção, serviço e arte, em comunhão com a Santa Igreja.
Ano Jubilar - momento de reflexão e reconciliação com Deus
Celebração da Igreja Católica, o Ano Jubilar ou Ano Santo acontece a cada 25 anos, como um período de bênçãos, penitência, perdão, conversão e renovação espiritual.
O Jubileu está presente no Antigo e no Novo Testamento e em hebraico, yobel, significa "chifre de carneiro".
No Ano Santo, a misericórdia divina se derrama sobre todos, trazendo graça e libertação, sendo, portanto, uma oportunidade de recomeço e reconciliação com Deus e com o próximo.
O tema do Jubileu de 2025 é "Peregrinos de Esperança". O Ano Santo inclui peregrinações à Porta Santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Jubileu foi inserido pelo Santo Padre na Bula "Spes non confundit" ("A esperança não decepciona").
COMENTÁRIOS