Carta em defesa de moradores de áreas de risco será entregue ao prefeito de Petrópolis
O prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes, receberá, nesta próxima sexta-feira (14/02), a Carta de Petrópolis, um documento elaborado em defesa dos moradores que vivem em áreas de risco na cidade. O evento ocorrerá na Casa dos Conselhos e marcará a entrega de um texto que visa a construção de políticas públicas para mitigar os impactos dos desastres naturais, como as enchentes e deslizamentos que devastaram a cidade em 2022, deixando 240 mortos e milhares de desabrigados. O objetivo é reforçar as ações preventivas e promover um futuro mais seguro para as áreas mais vulneráveis.
Com base nas discussões do segundo semestre de 2024, os diálogos abordaram questões como a gestão ambiental, a defesa civil, a saúde inclusiva e a assistência social, com o intuito de identificar soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades afetadas pelos eventos climáticos extremos. As trocas de experiências e ideias ocorreram nas dinâmicas realizadas na UNIFASE – Faculdade de Medicina de Petrópolis, e resultaram na construção de um documento coletivo que prioriza as necessidades mais urgentes para a cidade e suas populações vulneráveis.
Petrópolis é uma das cidades brasileiras mais suscetíveis a desastres naturais, com 72 mil habitantes vivendo em áreas de risco, segundo dados do IBGE de 2022. O Serviço Geológico do Brasil (SGB) a aponta como o município com a maior probabilidade de inundações e deslizamentos de encostas no país.
COMENTÁRIOS