OSBA apresenta o projeto “Cameratas nos Museus” com concertos gratuitos em Salvador
![OSBA apresenta o projeto “Cameratas nos Museus” com concertos gratuitos em Salvador](https://www.portalleovip.com.br/arquivos/noticias/57481/osba-apresenta-o-projeto-ldquo-cameratas-nos-museus-rdquo-com-concertos-gratuitos-em-salvador.jpg)
A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, o projeto “Cameratas da OSBA nos Museus”, que leva para quatro espaços culturais de Salvador concertos gratuitos dos grupos de música de câmara da Orquestra.
A ideia do projeto é aproveitar o mês de fevereiro, momento de grande programação cultural e turística em Salvador, para levar a música da OSBA a alguns dos principais museus da capital baiana, em um programa que promove o diálogo entre a música sinfônica e as exposições em cartaz nestes espaços.
“Com um repertório que vai do clássico ao popular, os quatro grupos de câmara da OSBA vão celebrar a diversidade musical, transformando cada acorde em uma ponte entre passado e presente nestes emblemáticos espaços culturais da cidade”, diz o produtor do projeto Cameratas da OSBA, Alexsandro Castanha, em entrevista ao Alô Alô Bahia.
Locais e horários – A programação inicia no dia 17/02 (segunda-feira), com duas apresentações a partir das 17h no Casarão do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia), com as Cameratas Quarteto Novo e Opus Lumen. Na terça-feira, dia 18/02, às 15h e às 15h30, o Museu Geológico da Bahia (Corredor da Vitória) recebe apresentações das cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas, no tradicional projeto “Terças Musicais”, evento que o Museu Geológico realiza mensalmente há 10 anos em parceria com a OSBA e que, a cada edição, vem conquistando mais público.
Encerrando a programação da semana das Cameratas da OSBA nos Museus, acontecem no dia 19/02 (quarta-feira) apresentações em dois espaços: às 14h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, localizado no Pelourinho, com a camerata Quarteto Novo; já às 16h e às 16h30, é a vez do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), também no Pelourinho, receber as cameratas Quadro Solar e Bahia Cordas.
As apresentações das Cameratas da OSBA têm caráter artístico e didático, e caracterizam-se pela execução de um repertório que mescla diferentes gêneros e estilos, intercaladas com a explicação sobre as obras, seus compositores, o período histórico em que foram criadas, entre outras abordagens.
O post OSBA apresenta o projeto “Cameratas nos Museus” com concertos gratuitos em Salvador apareceu primeiro em Alô Alô Bahia.
COMENTÁRIOS