Comurg inicia campanha Lixo Zero nas feiras de Goiânia

A Companhia de Urbanização (Comurg) iniciou campanha educacional que visa orientar sobre o descarte correto em feiras da cidade. A ação, que leva o nome “Lixo Zero nas Feiras”, começou nas feiras livres do Jardim Planalto, do Setor Universitário e Bairro Capuava na semana passada.
O ato de ensacar o lixo gerado nas feiras pelos donos de bancas é uma exigência da Lei Municipal nº 9842, de 6 de junho de 2016. Em caso de descumprimento, o feirante poderá ser multado de R$ 170,00 a R$ 500,00 pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma).
A orientação é que todo cidadão tem a obrigação de cuidar do resíduo que é gerado, separando o seco do molhado. São restos de comida, cascas, frutas, verduras, palhas e embalagens que são descartados por frequentadores e donos de bancas das feiras.
Descartar o lixo corretamente evita a contaminação de lençóis freáticos, do solo, da fauna e da flora, e também o acúmulo de insetos que transmitem doenças.
Feira limpa com boas maneiras
O feirante Wheverson Bizinoto Fassa, 51 anos, elogiou a postura da gestão em cobrar maior educação dos donos de banca. Ele faz feira nos setores Vila Lucy, Urias Magalhães, Jardim Planalto, Cidade Jardim, Setor Sul e Setor Pedro Ludovico e realiza o ensacamento correto dos resíduos de sua banca.
“Sou feirante desde que nasci. Meu pai era feirante e eu dormia debaixo das bancas. Conheço bem a realidade de quem faz feira e esta é uma atitude positiva para todos nós, ou seja, devemos manter nosso espaço de trabalho limpo e organizado”, afirma.
Maria José Alves de Bezerra, 46 anos, tem uma banca de verduras e é um exemplo de boa cidadã que ensaca o lixo. Ela trabalha regularmente há 29 anos em feiras, de segunda a domingo. Ao iniciar os trabalhos, deixa uma sacola para o recolhimento de verduras que estão com alguma avaria ou amassadas. “As verduras não são jogadas no lixo, mas são separadas e doadas porque ainda servem para o consumo”, diz.
Já a jardineira Maria de Assunção, 62 anos, frequenta a feira do Jardim Planalto há pelo menos 10 anos. “Espero que os feirantes possam entender que a prefeitura cobra, mas tem mostrado bons resultados em pouco tempo de gestão”, fala.
Leia mais: Jovem é sequestrada na saída de igreja e morta a pedradas no Ceará
O post Comurg inicia campanha Lixo Zero nas feiras de Goiânia apareceu primeiro em Goiás Notícia.
COMENTÁRIOS