Reunião dos três Poderes alinha estratégias da COP 30

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, recebeu ontem, no Palácio do Governo, o Grupo de Trabalho dos Outros Poderes, representado por membros do Legislativo, Judiciário, órgãos de controle externo, para atualização do andamento das obras e ações voltadas para a realização da COP 30, em Belém.
Para que os projetos estruturantes desenhados pelo Governo do Pará para COP 30, e que ficarão de legado para Belém, sejam executados em sua plenitude, a reunião organizada pela vice-governadora reforça a necessidade de ações harmônicas entre o Executivo Estadual e outros poderes. “A formação desse grupo de trabalho reforça o compromisso do Estado do Pará em realizar a melhor COP de todos os tempos. Com a colaboração e alinhamento das instituições de controle externo, Legislativo e Judiciário, asseguramos que todos os investimentos estejam dentro da legalidade e sejam concluídos dentro do prazo, permitindo que Belém esteja preparada para receber os milhares de participantes desse evento histórico”, ressaltou a vice-governadora. Na reunião, Hana Ghassan apresentou um panorama completo sobre o processo de modernização que Belém está passando para sediar a COP 30, destacando que toda a organização está sendo alinhada com a UNFCCC, atendendo os interesses da organização e do Brasil, além do trabalho conjunto dos governos do Pará, Federal e Municipal e também com a iniciativa privada para preparar Belém para receber a COP 30.
São mais de R$ 4 bilhões de investimentos em cerca de 30 obras estruturantes na capital paraense, provenientes do BNDES, Caixa, Itaipu Binacional e do tesouro estadual, nos eixos de infraestrutura, mobilidade, saneamento e conectividade, gerando cinco mil empregos, beneficiando cerca 900 mil pessoas e colocando o Pará como o 3º Estado com maior crescimento no Produto Interno Bruto (PIB) do país, com a marca de 3,5%. Entre os principais projetos apresentados, está a construção do Parque da Cidade, que está com 75% de obras concluídas e onde será o epicentro da Conferência das Partes, numa área de 500 mil m² de um antigo aeroporto. O projeto inclui um museu da aviação, um centro de economia criativa, um boulevard gastronômico, ciclotrilha, ecotrilha, áreas verdes, um lago artificial e instalações esportivas. Esta área está sendo desenvolvida para promover lazer, cultura, arte e bem-estar após a COP.
Outro destaque é o Porto Futuro II. Com 71% já executado, cinco galpões cedidos pela Companhia Docas do Pará (CDP) ao Governo do Estado estão sendo recuperados e vão ser transformados em um complexo de lazer e gastronomia, com um inovador polo de bioeconomia, que será um novo ponto turístico da cidade, com espaço para valorização da cultura popular, do patrimônio imaterial, da história amazônica, das experiências gastronômicas e também da biodiversidade do Pará.
SANEAMENTO
O Governo do Pará também está com uma série de obras de macrodrenagem em mais de 13 canais das bacias do Tucunduba, Murucutu, Una e Tamandaré na Grande Belém, beneficiando mais de 500 mil pessoas, com drenagem pluvial, esgotamento sanitário, paisagismo, quadras de esporte, praças, playground e academia ao ar livre. Essas obras são fundamentais para reduzir os problemas de alagamento em Belém. Das 13 obras, duas já foram entregues: o canal da Timbó e a primeira etapa do canal da Gentil.
Até a COP serão implantados um total de 59,5 quilômetros de rede de esgotamento sanitário e mais de 10 mil unidades de ramais domiciliares nas obras dos canais que compõem as bacias do Tucunduba, Murucutu, Una e Tamandaré.
O post Reunião dos três Poderes alinha estratégias da COP 30 apareceu primeiro em Jornal Diário do Pará.
COMENTÁRIOS