Publicidade

HSM adquire máquina moderna para tratar câncer

diariodopara.com.br
HSM adquire máquina moderna para tratar câncer





Publicidade
Equipado com alta tecnologia para tratamento de câncer e referência em saúde na região Norte, o Hospital HSM, em Belém, agora conta com a mais avançada tecnologia em radioterapia: o acelerador linear de partículas Halcyon Hypersight, o primeiro da América Latina. A máquina dispõe de sistema de radioterapia que utiliza tecnologia de cone beam computed tomography (CT) para melhorar a qualidade das imagens e a precisão dos tratamentos.





Para entender melhor as vantagens, cabe destacar as principais características do acelerador Halcyon Hypersight em comparação a outras máquinas de radioterapia. A qualidade de imagem, por exemplo, aumenta a capacidade de atingir volumes tumorais com mais precisão e poupar mais tecido saudável durante o tratamento do paciente oncológico. Já a velocidade diminui o desconforto e a ansiedade do paciente, por passar menos tempo na mesa de tratamento.





Eurico Rodrigues, diretor técnico do HSM, ressalta que o hospital é um dos mais importantes centros de saúde do Pará, oferecendo atendimento de alta complexidade, sendo o primeiro centro transplantador da região Norte a realizar o transplante alogênico de medula óssea. “A sua atuação é essencial para garantir atendimento especializado e de qualidade, contribuindo para a saúde e bem-estar da população paraense”, disse.





EFICIÊNCIA





O radioncologista do HSM, Paulo Souza, também pondera sobre a segurança que o acelerador transmite ao paciente. Ele explica que a precisão do acelerador permite que a imagem da área do tratamento seja feita antes de iniciar a sessão e, se





preciso for, adaptar o tratamento de acordo com as mudanças que surjam em relação às primeiras tomografias, para fazer o cálculo da dose de radiação durante o tratamento.





“Um tratamento (com radioterapia) dura em média entre 15 a 30 sessões, e a tecnologia dessa máquina permite até a redução do número total dessas sessões, dando uma dose maior por dia e reduzindo a quantidade total. Então, realizar cinco sessões é possível e bem executado nesse acelerador”, pontua o radioncologista.





Os efeitos colaterais gastrointestinais, na pele, cabelo e outros causados pela radioterapia, também são minimizados com a tecnologia do acelerador Halcyon Hypersight. Isso porque, segundo Paulo Souza, a partir do momento em que se consegue direcionar melhor a radiação para o volume tumoral que precisa receber o tratamento, consegue-se reduzir uma dose alta de radiação.





Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.




“Ou seja, isso vai proteger mais os órgãos normais que estão próximos dessa área que vai receber o tratamento. A máquina permite esse ganho na eficácia do tratamento, uma maior segurança na liberação da dose da radiação, menos efeitos colaterais, ou seja, menos toxicidades que podem aparecer depois que o paciente acaba o tratamento”, afirma.


O post HSM adquire máquina moderna para tratar câncer apareceu primeiro em Jornal Diário do Pará.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.