Trump foi eleito para governar os EUA e não o mundo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (20) que Donald Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e não o mundo. A declaração foi feita em entrevista para a Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
O chefe do Executivo comentou declarações feitas pelo líder dos EUA sobre uma eventual anexação dos territórios do Canadá e da Groenlândia, além da retomada do controle sobre o Canal do Panamá.
“A democracia criada e fortalecida a partir da Segunda Guerra Mundial obriga que todo presidente tenha que cuidar do seu país da forma mais soberana possível, e o Trump está tentando ser presidente do mundo”, acrescentou.
Em seguida, Lula ressaltou a importância dos Estados Unidos como parceiro econômico, mas destacou que o Brasil não depende mais de Washington como há algumas décadas.
“Os Estados Unidos são um parceiro comercial importante para o Brasil. Mas, veja, nós não temos a dependência dos Estados Unidos como tínhamos há 20, 30 anos. Temos hoje uma correlação comercial e diplomática muito equilibrada no mundo”, descreveu o presidente.
“O que queremos, de verdade, é que Trump governe os Estados Unidos e pare com essa história de protecionismo”, concluiu Lula.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Trump foi eleito para governar os EUA e não o mundo, diz Lula no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS