Publicidade

Transpetro planeja licitação e inclusão de navios no plano da Petrobras

cnnbrasil.com.br
Transpetro planeja licitação e inclusão de navios no plano da Petrobras

A Transpetro, subsidiária de transporte da Petrobras, pretende lançar no meio do ano uma nova licitação para contratar quatro embarcações que atenderão a logística da estatal.


Publicidade
Além disso, a companhia busca incluir a contratação de outros nove navios de cabotagem no plano de negócios da petroleira para o período de 2026 a 2030. 


A expectativa é que o edital para essa concorrência seja lançado no início de 2026.




“Nessa licitação do meio do ano, vamos lançar a concorrência para contratar navios do tipo MR1, com capacidade de 25 mil toneladas, para realizar cabotagem para a Petrobras”, afirmou o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci, após participar de um evento no Rio de Janeiro em comemoração aos 45 anos do Partido dos Trabalhadores (PT).


Bacci acrescentou que a discussão sobre a inclusão dos nove novos navios no plano estratégico da Petrobras está em andamento, mas que a expectativa é lançar o edital em janeiro de 2026. 


As iniciativas integram uma estratégia para fortalecer a indústria naval brasileira, em linha com a orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aposta na Petrobras como impulsionadora da economia e da geração de empregos.


Na próxima segunda-feira, a Transpetro fará um evento no estaleiro de Rio Grande (RS), com a presença de Lula, para a assinatura de contrato para a construção de quatro navios da classe Handy. Cada embarcação terá um custo de US$ 69,5 milhões e será utilizada no transporte de derivados de petróleo na costa brasileira.


Paralelamente, a Transpetro lançou nesta semana uma concorrência internacional para a contratação de oito navios gaseiros. A iniciativa visa triplicar a capacidade de transporte de GLP e derivados, além de viabilizar o transporte de amônia.


As novas licitações incluem uma exigência de 40% de conteúdo nacional, com o objetivo de fortalecer a indústria naval local.


 “Acreditamos que esse é um percentual viável. Quanto maior o conteúdo nacional, melhor, mas trabalhamos com esse mínimo de 40%”, afirmou Bacci.


A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, tem reforçado em eventos do setor que os fornecedores devem se preparar para um período de investimentos intensos. “A Petrobras está pisando no acelerador”, declarou.


Este conteúdo foi originalmente publicado em Transpetro planeja licitação e inclusão de navios no plano da Petrobras no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.