Dr. Kalil conversa com Leandro Karnal sobre longevidade e morte

Dr. Roberto Kalil recebeu o historiador Leandro Karnal e o filósofo Mario Sergio Cortella na estreia da nova temporada do CNN Sinais Vitais. O médico e os pensadores debateram sobre longevidade e a relação com a morte. Durante a conversa, Karnal compartilhou sua perspectiva única sobre o fim da vida.
O historiador explicou que a morte cerebral e física são acompanhadas por uma terceira forma de falecimento: a perda da relevância social. “Se o meu corpo ainda funciona e o meu cérebro ainda funciona, mas eu sou colocado num sofá e falam alto comigo, ‘tio, eu trouxe um sabonete’, isso para mim é a morte da relevância social”.
Reflexões sobre o medo da morte
Quando questionado sobre o medo da morte, Karnal surpreendeu ao afirmar não ter nenhum temor. No entanto, ele reconheceu que essa percepção poderia mudar diante de uma situação de saúde crítica. Ele citou a observação de um amigo médico sobre como o medo pode surgir “das brumas” quando alguém enfrenta uma doença grave.
Cortella, por sua vez, compartilhou que não vê a morte como uma ameaça, mas como uma advertência. O filósofo expressou que o maior receio dele não é a morte em si, mas o sofrimento que pode preceder o fim da vida.
Ambos os pensadores, que também conversaram com o Dr. Kalil sobre o tempo e o propósito da vida, concordaram que a perda de autonomia é um temor significativo. Karnal afirmou ter medo “da morte em vida”. “Eu tenho medo de perder autonomia”.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Dr. Kalil conversa com Leandro Karnal sobre longevidade e morte no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS