Tarifas dos EUA: Lula diz que reciprocidade deve nortear relação de países
Publicidade

Tarifas dos EUA: Lula diz que reciprocidade deve nortear relação de países

cnnbrasil.com.br
Tarifas dos EUA: Lula diz que reciprocidade deve nortear relação de países

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (13) em que diz que a reciprocidade e o diálogo são princípios que devem nortear a relação internacional entre países.


Publicidade

Fique por dentro!

Para ficar por dentro de tudo sobre o universo dos famosos e do entretenimento, siga o Leo VIP no Instagram.

Seguir no Instagram
“Reciprocidade e diálogo são princípios que devem nortear a relação entre países. O Brasil é, e vai continuar sendo, dos brasileiros”, escreveu o presidente no X (antigo Twitter).


A publicação se dá um dia após o governo dos Estados Unidos aplicar tarifa de 25% sobre importações de aço e alumínio para todos os países. A medida afeta diretamente as exportações brasileiras, que somaram US$ 3,2 bilhões em 2024. O Brasil é o segundo maior fornecedor de aço aos norte-americanos.




Na tarde de quarta-feira (12), o governo brasileiro lançou uma nota oficial em que classificou como “injustificável e equivocada” a decisão do presidente americano, Donald Trump. O texto diz ainda que o governo vai acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC) e continuar buscando, em coordenação com o setor privado, medidas para defender os interesses nacionais.


Em diferentes ocasiões, quando questionado sobre qual seria a posição do Brasil caso Trump aumentasse as tarifas de importação de produtos brasileiros, Lula afirmou que a reação seria de “reciprocidade”.


No entanto, na tarde de quarta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil não planeja medidas de retaliação aos Estados Unidos e que a orientação de Lula é seguir pelo caminho do diálogo e da negociação.


“Não vamos proceder assim [com retaliação] por orientação do presidente da República. O presidente Lula falou ‘muita calma nessa hora’. Nós já negociamos outras vezes em condições mais desfavoráveis que essa”, disse o ministro a jornalistas logo após se reunir com representantes da indústria do aço.


*Sob supervisão de Mayara da Paz


Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarifas dos EUA: Lula diz que reciprocidade deve nortear relação de países no site CNN Brasil.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.