“Vitória”: busca por justiça levou Fernanda Montenegro a protagonizar filme

Após fazer história no longa-metragem vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional “Ainda Estou Aqui”, a atriz Fernanda Montenegro, 95, estrela “Vitória”, filme que estreia nesta quinta-feira (13) nos cinemas.
Na vida real, os crimes foram registrados por Joana da Paz, mulher que foi a responsável por desmascarar uma grande quadrilha de traficantes e policiais corruptos. O caso foi acompanhado pelo jornalista Fabio Gusmão, que revelou todos os detalhes em uma matéria publicada em 2005.
“O que me motivou foi a busca dessa personagem por uma justiça social, humana. É uma história verdadeira. Uma personagem não acomodada”, ressaltou Fernanda Montenegro.
A atriz também comentou sobre a vida “solitária” de sua personagem, e como ela conecta isso ao período da velhice, fazendo relação com o fato da personagem do filme contar majoritariamente com uma câmera para contar o que quer contar.
“A gente vive numa era eletrônica e a personagem sabe, porque ela tem uma televisão, um telefone e tudo que é possível comprar de eletrônico com pouco dinheirinho. Ela é uma mulher que sobreviveu a muito sofrimento e sabe que há uma nova vida que chega e que ela precisa se adaptar. Na velhice, a solidão é inarredável. A vida vai levando você à solidão. Com a idade você vai ouvindo menos, vendo menos, se levanta com menos agilidade e as juntas começam a secar. Isso tudo é uma solidão também. Mas o filme não trata Vitória como uma sofrida, demagógica e melodramática. Pelo contrário, é uma mulher afetuosa e destemida.”
Quando a reportagem sobre o caso foi ao ar, Joana da Paz foi rebatizada de “Vitória” e acabou sendo obrigada a viver “escondida” até sua morte, em 2023. Ao longo de 17 anos, ela viveu no programa de proteção a testemunhas.
Antes de partir, ela teve a chance de saber das filmagens e que seria interpretada pelo ídolo.
“Ela ficou muito feliz de eu fazer este papel. Sempre aceitei, na minha vida de atriz, personagens não acomodadas – assim como Dona Joana. Infelizmente ela faleceu depois do fim das filmagens, mas resistiu 97 anos”, concluiu Montenegro.
Quando a reportagem de Fabio foi ao ar, a mulher foi rebatizada de “Vitória” e acabou sendo obrigada a viver “escondida” até sua morte, em 2023.
Assista ao trailer de “Vitória”:
Este conteúdo foi originalmente publicado em “Vitória”: busca por justiça levou Fernanda Montenegro a protagonizar filme no site CNN Brasil.
COMENTÁRIOS