Seja bem-vindo
,08/09/2024

  • A +
  • A -

5 dicas para evitar a dor de ouvido na viagem de carro ou avião

jovempan.com.br
5 dicas para evitar a dor de ouvido na viagem de carro ou avião
Publicidade

Anuncie Grátis no Classificados Portal Leo VIP!

Imóveis, Automóveis, Empregos, Diversos. Não perca tempo!

Anunciar Agora

Viajar de avião ou fazer passeios de carro em regiões montanhosas pode ser uma experiência incrível, mas muitas vezes vem acompanhada de um desconforto comum: a dor de ouvido. Segundo o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, essa sensação ocorre em função da mudança brusca de pressão durante a decolagem e o pouso ou pela altura em que o carro se encontra.


Publicidade
“Esse desconforto pode passar em alguns minutos após o fim da viagem, mas dependendo da duração do voo, pode aumentar”, alerta o especialista, que elenca 5 dicas para você evitar este problema. Confira!


1. Utilize a manobra de Valsalva 


Esse método aumenta a pressão intratorácica para equalizar a pressão dos ouvidos e consiste em inspirar, manter a boca fechada e apertar as narinas com os dedos enquanto força a saída de ar pelo nariz. Tome o cuidado de controlar a força do ar para não piorar ainda mais a dor.


2. Mastigue chicletes ou alimentos


Neste caso, prefira alimentos duros, como maçã ou cenoura, pois eles podem ajudar a equilibrar a pressão no ouvido e evitar a dor. Isso porque este movimento força os músculos do rosto a se movimentarem e a deglutição ajuda a diminuir a sensação de ouvido tampado.


Provocar o bocejo provoca o movimento da face e libera a tuba auditiva Imagem: Andrey_Popov | Shutterstock

3. Provoque o bocejo


Provocar o bocejo ajuda no movimento da face que ativa os ossos e músculos da face, liberando a tuba auditiva e favorecendo o equilíbrio da pressão.


4. Faça compressas


Fazer uma compressa quente no ouvido por cerca de 10 minutos ajuda a aliviar muito a dor causada pela pressão.


5. Utilize spray nasal


O spray nasal ajuda na passagem do ar para o ouvido. Assim, a pressão se reequilibra mais facilmente. No entanto, ele deve ser devidamente indicado por um otorrinolaringologista.


Por Mayra Barreto Cinel

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.